Bem Vindo ao blog do Pr. Neemias Fagundes - Escritor de dois livros, Bacharel em Teologia, Cursando Filosofia pela Estácio, Professor pelo CETADEB, Casado com Angela e pai de Tiago e Lucas. E mais do que tudo isso, escravo do Senhor Jesus Cristo.Autor e consumador da sua fé.
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013
Tocando a Arca
Ontem 24/01/2013 ministrei em 1 Cr.13.7-10
Tema: Tocando a arca.
Falei sobre a importância da Arca.
O que ela representa.
E todo o cuidado recomendado por Deus aos Levitas para com a arca.
A partir do momento em que as tábuas dos Dez Mandamentos, a Vara de Arão que floresceu (que não só floresceu mas que também brotou amêndoas) e o pote de maná escondido foram repousadas no seu interior, a Arca é tratada como o objeto mais sagrado, como a própria representação de Deus na Terra. A Bíblia relata complexos rituais para se estar em sua presença dentro do Tabernáculo.
Segundo a Bíblia, Deus revelava-se como uma fumaça que se manifestava com seu Kavód (presença). Tocá-la era um ato tolo, pois quem a tocasse seria morto, razão pela qual existiam varas para seu transporte.
A arca carregava em seu interior alguns mistérios importantes.
A vara de Arão que floresceu representa o homem que é marcado por Deus para está em sua presença constantemente. A amêndoa lembra aquele que produz mesmo fora da estação.
O Maná simboliza o cuidado do Deus nosso de cada dia. Pão nosso!
E as tábuas representam sua vontade, caráter, santidade, justiça.
Ninguém poderia tocar a arca, nem mesmo os levitas que eram separados para o ofícios do culto a Deus.
O transporte da Arca deveria ser feito apenas pelos Levitas e nos ombros apoiados em varais. Nunca, eu disse nunca alguém poderia tocá-la. Isso seria uma afronta a santidade e reverencia ao Soberano Deus.
É aí que Davi comete um erro grave.
Após recuperar a arca de Deus. Davi está alegre e faz um carro novo puxado por bois, coloca a arca em cima dela. Em dado momento os bois tropeçam e arca vem a cair. Um personagem que ali estava bem intencionado resolve segurar a arca com as próprias mãos para não deixá-la cair, e isso deixa Deus indignado e na mesma hora o Senhor executa Uzá abrindo uma enorme brecha em seu corpo.
Parece arbitrário a atitude de Deus não?
Com certeza não foi!
O problema é que tudo que começa errado tende a terminar errado.
Davi subestimou os preceitos de Deus e fez um carro novo para carregar a arca. Carro Novo? Onde tem isso na recomendação de Deus pra conduzir a arca?
O problema é que inventamos coisas em nosso culto e queremos carregar Deus em cima de nossas invenções.
Tocamos a arca (presença de Deus) aleatoriamente como se fosse algo tão comum.
Inventamos todos os tipos de cultos sem se preocupar com as recomendações divinas e achamos que Deus está satisfeito com nossas invenções.
Nossa vida é um culto a Deus e blasfemamos a Deus com ela.
Nosso coração que hoje é a arca de Deus está sendo impregnado de tudo que não presta. Big Brother, A Fazenda, Novelas, Filmes Eróticos, Pornografia, Mau uso da internet (Infernet), namoros ilícitos, pensamentos horríveis e etc. Colocamos lixos em nossas casas que Deus abomina. Assistimos coisas que irritam a Deus e depois vamos a igreja e queremos tocar a arca como se fosse algo tão comum.
Muitos encenam sentir a presença de Deus. Muitos estão mortos e feridos por Deus por viverem indignamente na sua presença. "Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem." 1 Coríntios 11:30
Honra a Deus! Respeite-o. Se culto não começa as 19hs, sua vida é um culto a Deus. "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; "1 Pedro 1:15
Sua vida, seu culto tem uma ordem! Não faça nada de forma indecente. Adorar a Deus não pode ser a minha forma mas segundo a sua VERDADE. "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." Jo.4.24
Deus te abençoe
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Uma análise do texto de Is. 43.13 “Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu ...
-
"Tempo de Buscar e Tempo de perder" Ontem 19/02/12 ministrei sobre: Tempo de Buscar e Tempo de perder. Ec.3.6 ...
-
GN.1.2 “A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava (se movia) sobre a face das águ...
Muito edificante.
ResponderExcluirQue Nosso Senhor nos ajude dia após dia para que possamos honrar e exaltar o teu Santo e Poderoso Nome, amém