quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Tocando a Arca




Ontem 24/01/2013 ministrei em 1 Cr.13.7-10

Tema: Tocando a arca.

Falei sobre a importância da Arca.

O que ela representa.

E todo o cuidado recomendado por Deus aos Levitas para com a arca.

A partir do momento em que as tábuas dos Dez Mandamentos, a Vara de Arão que floresceu (que não só floresceu mas que também brotou amêndoas) e o pote de maná escondido foram repousadas no seu interior, a Arca é tratada como o objeto mais sagrado, como a própria representação de Deus na Terra. A Bíblia relata complexos rituais para se estar em sua presença dentro do Tabernáculo.

Segundo a Bíblia, Deus revelava-se como uma fumaça que se manifestava com seu Kavód (presença). Tocá-la era um ato tolo, pois quem a tocasse seria morto, razão pela qual existiam varas para seu transporte.

A arca carregava em seu interior alguns mistérios importantes.

A vara de Arão que floresceu representa o homem que é marcado por Deus para está em sua presença constantemente. A amêndoa lembra aquele que produz mesmo fora da estação.

O Maná simboliza o cuidado do Deus nosso de cada dia. Pão nosso!

E as tábuas representam sua vontade, caráter, santidade, justiça.


Ninguém poderia tocar a arca, nem mesmo os levitas que eram separados para o ofícios do culto a Deus.


O transporte da Arca deveria ser feito apenas pelos Levitas e nos ombros apoiados em varais. Nunca, eu disse nunca alguém poderia tocá-la. Isso seria uma afronta a santidade e reverencia ao Soberano Deus.

É aí que Davi comete um erro grave.

Após recuperar a arca de Deus. Davi está alegre e faz um carro novo puxado por bois, coloca a arca em cima dela. Em dado momento os bois tropeçam e arca vem a cair. Um personagem que ali estava bem intencionado resolve segurar a arca com as próprias mãos para não deixá-la cair, e isso deixa Deus indignado e na mesma hora o Senhor executa Uzá abrindo uma enorme brecha em seu corpo.

Parece arbitrário a atitude de Deus não?


Com certeza não foi!

O problema é que tudo que começa errado tende a terminar errado.

Davi subestimou os preceitos de Deus e fez um carro novo para carregar a arca. Carro Novo? Onde tem isso na recomendação de Deus pra conduzir a arca?

O problema é que inventamos coisas em nosso culto e queremos carregar Deus em cima de nossas invenções.

Tocamos a arca (presença de Deus) aleatoriamente como se fosse algo tão comum.

Inventamos todos os tipos de cultos sem se preocupar com as recomendações divinas e achamos que Deus está satisfeito com nossas invenções.

Nossa vida é um culto a Deus e blasfemamos a Deus com ela.

Nosso coração que hoje é a arca de Deus está sendo impregnado de tudo que não presta. Big Brother, A Fazenda, Novelas, Filmes Eróticos, Pornografia, Mau uso da internet (Infernet), namoros ilícitos, pensamentos horríveis e etc. Colocamos lixos em nossas casas que Deus abomina. Assistimos coisas que irritam a Deus e depois vamos a igreja e queremos tocar a arca como se fosse algo tão comum.

Muitos encenam sentir a presença de Deus. Muitos estão mortos e feridos por Deus por viverem indignamente na sua presença. "Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem." 1 Coríntios 11:30

Honra a Deus! Respeite-o. Se culto não começa as 19hs, sua vida é um culto a Deus. "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; "1 Pedro 1:15


Sua vida, seu culto tem uma ordem! Não faça nada de forma indecente. Adorar a Deus não pode ser a minha forma mas segundo a sua VERDADE. "Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade." Jo.4.24





Deus te abençoe

Um comentário:

  1. Muito edificante.
    Que Nosso Senhor nos ajude dia após dia para que possamos honrar e exaltar o teu Santo e Poderoso Nome, amém

    ResponderExcluir