quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Como saber se cometi o pecado imperdoável?

Como saber se cometeu o pecado imperdoável de Mc.3.29, Lc.12.10?

"Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do eterno juízo" Marcos 3:29

Primeiro é preciso entender o que é "blasfemar". Blasfemar significa proferir palavras malignas ou impias, difamar, usar linguagem ultrajante.
Observe os textos de nossa referencia, vejam que os fariseus insistentemente acusavam Jesus de expulsar demônios por está associado a Satanás. Ou seja eles atribuíram aos demônios a obra do Espírito de forma a ridicularizar quem foi usado simplesmente por oposição e não por verdade. Deixe-me explicar melhor, pois este assunto é delicado. Veja o argumento de Jesus em resposta a este assunto em Mt.12.25-29 

"Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo o reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda a cidade, ou casa, dividida contra si mesma não subsistirá.E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino?
E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam então vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes.
Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus.
Ou, como pode alguém entrar na casa do homem valente, e furtar os seus bens, se primeiro não maniatar o valente, saqueando então a sua casa?". 

Veja também em Mc.3.23-27. Observe que a explicação que Jesus dá para o argumento infundável dos fariseus, foi que para isso o inferno teria que está dividido em conflitos internos.
O que Jesus deixa claro é que os fariseus reconheciam que a obra não era maligna, mas por perversidade em seus corações atribuíram ao diabo de forma refletida e intencional e não apenas por um equívoco.
Entendemos então que blasfemar contra o Espírito Santo é uma ação refletida, intencional e motivada pela perversidade.
Logo se é imperdoável é porque não foi cometida por um cristão genuíno. Pois aquele que de fato recebeu em si a obra do Espirito Santo tem seu coração movido a um profundo reconhecimento da maravilhosa graça. 

Imagine um diálogo:

-Como posso saber que não cometi o pecado imperdoável? 
-Quando isso te importa!Deixe te explicar! O pecado imperdoável tem como característica o endurecimento do coração, o não arrependimento dos pecados cometidos. Pois todos sabemos que a obra do Espírito Santo no coração daquele que o recebeu  é convencê-lo "do pecado, da justiça e do juízo." João 16.8
Logo se você sente pesar pelo pecado cometido, repito pesar e não remorso. Você tem em sim a obra do Espírito Santo que é perfeita e pode assim ter a plena certeza que não cometeu o pecado imperdoável.
Davi viveu a graça no tempo da lei, e a isso ele clama: 

"Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo." Salmos 51:11

Uma pessoa sem o Espírito Santo deve se ter duas explicações: Primeiro ou ela ainda não o conheceu (Espirito Santo) ou conheceu, rejeitou a sua obra e foi entregue ao seu próprio coração, ou seja ao endurecimento. 

"Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. 
E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. 
Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;" 
Romanos 1:21-24

Paulo nos adverte sobre o perigo de extinção do Espírito. "
Não extingais o Espírito." 1 Tessalonicenses 5:19

Entendemos então que todo aquele que cometeu o pecado imperdoável de fato nunca nasceu de novo. 
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé." 1 João 5:4

Outro texto mais gritante ainda sobre este assunto é: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." 1 João 5:18

"Não peca" no original quer dizer: Não permanece pecando pois a semente de Deus (Espirito e a palavra) está nele. "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus." 1 João 3:9

Caro leitor o que quero lhe garantir na palavra é: Se em teu coração tens constante arrependimento e não se conforma com este mundo e seu pecados, aleluias! O Espírito Santo está em você, a graça está levando a cabo o que Ele começou em sua vida.

"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;" Filipenses 1:6

Arrependa-se do seus pecados, busque a Deus enquanto você ainda o pode achar:

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,"

Atos 3:19

Deus em Cristo nos abençoe.

Pr. Neemias Fagundes

10 comentários:

  1. Obrigada!! me ajudou muito
    Deus o abençoe!!

    ResponderExcluir
  2. Por favor minão chamo Danilo e preciso da ajuda do Senhor por favor Pastor mindo ajude. Deixe meu contato (83) 999698854

    ResponderExcluir
  3. Pastor o Senhor pode conversar comigo, deixo meu contato. (83)999698864

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém acesse meu Facebook lá podemos conversar meu irmão no reservado. Procure por Neemias Fagundes de Araruama

      Excluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=EAHHgveJIZI&t=6s

    ResponderExcluir
  5. Esse arrependimento continua, até mesmo depois de aceitar a Cristo? Uma pessoa que já aceitou a Cristo como seu Salvador, mesmo assim, o Espírito Santo ainda continua fazendo com que a pessoa se arrependa de seus pecados? Pq uma vez eu li que o arrependimento é um só, antes da conversão, para aceitar a Cristo.... mas e depois de aceitar a Cristo? A pessoa continua a se arrepender dos pecados?

    ResponderExcluir