segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ele é o Rei da Glória

Sl.24.10 Ele é o Rei da Glória

A glória de Deus ou seu Kavód fala de sua presença ou sua semelhança em nós.

O homem porém perdeu está semelhança quando desobedeceu a Deus no Jardim do Éden, permanecendo apenas a sua imagem.

"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;" Romanos 3:23

E isso o afastou de Deus !

"Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." Isaías 59:2

Mas Deus vendo que o homem não tinha saída para solução deste problema, pois o homem só buscava paliativos para resolve-los. Ex: Adão ao ver que estava nu o que fez?

"Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais." Gênesis 3:7

Folhas de figueira? Não duraria 1 semana.

O que Deus fez? "E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu. " Gênesis 3:21

Peles de animais - Com certeza uma alternativa melhor para o problema do pecado.

Sabemos que Deus já estava prefigurando a morte vicária daquele que viria 4 mil anos depois.

A glória ficou então restrita em (dentro) Deus. Até que Ele criou meios alternativos para que o homem pudesse experimentá-la.

Os sacrifício de animais pedidos por Deus era um meio temporário para que o homem pudesse gozar por um período da paz (consciência sem culpa) que o Senhor queria partilhar com eles.

Mas logos deveriam repetir todo sacrifício pois o mesmo não era de efeito permanente e a justiça de Deus exigia e exige tal santidade.


A glória começou então a ser revelada ao homem gradualmente. Partindo pelos pai da fé, Abraão, depois Jacó e segui-se por Moisés no Monte Horebe e ao povo no monte Sinai.

Porém ela era apenas vista mas jamais sentida pelos homens.

Deus buscando permanência entre eles autorizou a criação de uma arca chamada "Arca da Aliança"


Ali Ele se manisfestava, porém mais uma vez apenas alguns privilegiados podiam senti-la.



Resumindo:

Deus envia seu único filho cumprindo então um plano eterno de resgatar a humanidade de forma plena e dar aqueles que o receberem o privilégio de serem seus filhos, sua semelhança.

Jesus está na cruz ao seu lado um ladrão que clama: "Lembra de mim quando entrares no seu reino" Ele responde hoje mesmo estarás comigo no paraíso.

Ele usa seu último fôlego de vida e grita "Está consumado"

Passa três dias em um sepulcro.

Segundo alguns textos bíblicos chegamos a conclusão que Ele desce ao mais profundo do abismo (Inferno) e retira das mão do inimigo o controle da morte e do inferno.

"E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno." Apocalipse 1:18

Veja que no fim dos tempos ele dará essa chave a um anjo.

"E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão." Apocalipse 20:1

E mais, Jesus desce ao lugar onde é conhecido como seio de Abraão (lugar de descanso ou paraíso) e leva os fiéis e o paraíso que ali o aguardavam para um novo lugar debaixo do trono de Deus. "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens." Efésios 4:8

( Vale lembrar aqui que o Jardim do Éden é até hoje um lugar de mistério. Pois em Gênesis descreve sua localização entre 4 rios Pison, Gion, Tigre e Eufrates, Porém hoje geograficamente o rio Gion sumiu!

Onde estaria este rio? Voltemos para a bíblia. Onde o rico e o lázaro estão contracenando e o rico diz a Abraão: 

"E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama." Lucas 16:24

Que água é essa que está neste lugar?

O rio que alimenta a árvore da vida.

"E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações." Apocalipse
22.1-2 )


Voltemos ao assunto:

Os anjos estão no céu nas suas atividades normais. Imaginemos um grande tapete estendido, os portais eternos que ainda não foram abertos. E de repente alguém grita:

"Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória." Salmos 24:9

Há um mover nos céus e alguém pergunta:

"Quem é este Rei da glória?"

"O SENHOR forte e poderoso, o SENHOR poderoso na guerra." Salmos 24:8

Sim igreja é Jesus trazendo consigo o resultado de sua obra.

O paraíso para o seu devido lugar com os seus santos e o ladrão da cruz inaugurando assim salvação pela graça.

Jesus quando estava no ultimo momento com os seus discípulos prometeu que não nos deixaria só mas que enviaria o consolador (Sua glória permanente) que agora não seria apenas vista pelos homens mas estaria dentro deles.

Em João ele orou: "E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. " João 17:5

E ele então confirma a sua obra: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. João 17:22

Permita-me conjecturar-me: Quando Jesus entrou pelos portais eternos encontrou-se com a sua glória (Espirito Santo) e disse:

"eu lhes prometi que não os deixaria só e que te enviaria para que através de ti eu possa está com eles todos os dias até a consumação dos séculos."

Hoje temos o Kavód de Deus em nós que nos aperfeiçoa através da regeneração até que alcancemos a estatura de um varão perfeito.

Para que de fato não tenhamos a penas a sua imagem em nós mas também a sua semelhança.

Porém aguardamos com expectativa a plenitude desta semelhança através do Espirito Santo em nós.

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. 1 João 3:2



Deus te abençoe


Pr.Neemias Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário