segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

O Bode Expiatório.

Quem já não se sentiu ser usado como um bode expiatório?

O que é Bode expiatório:

(Bode expiatório é uma expressão usada para definir uma pessoa sobre a qual recaem as culpas alheias. Bode expiatório é uma expressão popular que define o indivíduo que não consegue provar sua inocência, mesmo sem ser o responsável direto pela acusação. A expressão "bode expiatório" é usada quando alguém leva sozinho a culpa de um infortúnio.)


De onde surgiu esta expressão?

Da bíblia: O bode expiatório é um animal que era apartado do rebanho e deixado só na natureza selvagem como parte das cerimônias hebraicas do Yom Kippur, o Dia da Expiação, na época do Templo de Jerusalém. Este rito é descrito na Bíblia no livro do Levítico. 16.22

Se temos queixas na vida na verdade ela é fruto de nossos pecados. Lm.3.39

As vezes erramos a vida toda e quando nos deparamos com situações mal resolvidas apelamos para o bode expiatório (ou seja tentar achar alguém que fique como culpado de nosso problema mal resolvido que se arrasta a anos.)
Quem nunca se sentiu assim?

Na vida o bode expiatório pode ser mal compreendido porém não mal intencionando.

Sendo assim na vida sou responsável pelo que faço e falo e não pelo que os outros entendem ou querem.

Na vida criamos muitos bodes expiatórios. É mais fácil culparmos aos outros pelos nossos erros do que admitirmos nossas culpas. É mais fácil culparmos o prefeito, governador, presidente, polícia, pastor, líder do que admitir a sequencia de erros que cometemos ao longo dos anos e que nos arrastou até ali.
É mais fácil culpar o prefeito hoje do que reconhecer que tudo na verdade foi fruto de um efeito dominó. É mais fácil culparmos quem discorda de nossas opiniões do que avaliarmos nossas atitudes.

É mais fácil o bode levar minha culpa do que eu mesmo ter que assumi-la e carregá-la.



Pr. Neemias fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário