Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Temporada de Abusos ao Espírito Santo Está Aberta

"A temporada de abusos ao Espírito Santo está aberta" Jonh Macarthur

O que o Espírito Santo veio fazer aqui e o que está acontecendo de fato nas igrejas?

Vejamos o que disse Jesus sobre a vinda do Espírito Santo:

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8

                  A maioria dos Cristãos se quer sabem quem é o Espírito Santo e o que Ele veio de fato fazer em nós.


                  É lamentável as coisas que se atribui ao Espírito Santo em nossos dias. É lamentável a falta de respeito a Terceira pessoa da Trindade. É lamentável a maneira como as pessoas se dirigem ao Espírito Santo.


                  É censurável a ignorância que se tem a respeito dos seus atributos.  Fazem referencia ao Espírito Santo tipos de piadas que não ousariam fazer do Pai e ao Filho. Fazem chacotas “gospel” com a pessoa do Espírito Santo como se Ele fosse uma coisa comum, trivial e vulgar.


                  Muitos enxergam no Espírito Santo uma energia que flui de Deus, uma essência de Deus, um poder de Deus, um elemento da divindade. Não conhecem de fato que Ele é Deus.

                  Existem tantas aberrações que são feitas na igreja em nome do Espírito Santo que podemos considerá-las como blasfêmias. Os fariseus no tempo de Cristo atribuíram as obras de Jesus como fruto de poder satânico. “Mas alguns deles diziam: Ele expulsa os demônios por Belzebu, príncipe dos demônios.”Lucas 11:15

                       Hoje atribuem os absurdos das doutrinas de demônios ao Espírito Santo.
Falsos milagres, teologia da prosperidade, revelações intermináveis e extra bíblica, inovações no evangelho, novas visões e profetadas, determinações abusivas, tudo é programado em nome do Espírito Santo.

                 Há tanta teologia ruim em nossos dias é como disse Charles Spurgeon “Não existe nada de novo na teologia, a não ser o que é falso’

                 Há uma manifestação espúria do chamado poder de Deus em nossos dias atribuído ao Espírito Santo, que envergonharia os apóstolos e os seus ensinos.

                 Os templos de hoje tem produzido muito barulho, porém pouco ou nenhum resultado eficaz na natureza e caráter dos homens. Os nossos cultos não glorificam a Cristo, as nossas mensagens não nos leva ao pesar pelos pecados que há em nós.

                 Os nossos louvores e pregações fazem apologia a vitórias humanas e a glória do homem. 

             O Espírito Santo tem como propósito glorificar a Cristo através da transformação do homem e não propriamente ao homem. “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.


Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.” João 16:13-14


                 Não se dá ordem ao Espírito Santo como acontece em nossos púlpitos: "receba aí porção dobrada do Espirito Santo" E la vem o sopro! O Espírito Santo é Deus com atributos e vontade próprias, se alegra e se entristece. É ele quem reparte a cada um como quer, é Ele que conhece a capacidade de cada homem e é Ele que opera em nós tanto o querer como o efetuar e não nós que o controlamos jogando-o em cima das multidões.
                  Convencer do pecado, está é a obra do Espirito Santo.


                  Ele tem uma grande tarefa na obra de nossa salvação que é a nossa regeneração ou novo nascimento e somente por meio dele entraremos nos portais eternos. (atente-se para a passagem das 10 virgens Mt.25.7) O Espirito Santo veio para testificar de Cristo e não dEle mesmo, pois jamais a obra da salvação será completa sem crer na justiça de Cristo. 
             Aquele que rejeita a sua obra (cristão ou não cristão) rejeita a salvação eterna ou seja comete uma blasfêmia ao negá-lo. Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério. Hebreus 6:4-6


                 Veja aqui que o alvo do Espírito Santo é formar em nós a imagem de Cristo é nos levar ao arrependimento todos os dias, revelando-nos a justiça de Deus em seu filho Jesus Cristo. “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.
Romanos 1:17

                  Enquanto a obra não for terminada o Espírito Santo vai continuar o que é preciso em nossa natureza caída. “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
1 Tessalonicenses 5:23

                  Sabemos como foi impossível a carne salvar-se a si mesma, daí Deus nos enviou o seu Espírito, derramando assim o seu amor em nosso coração. “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.Romanos 5:5

                 Ora amados o que Espírito Santo veio fazer no mundo? Formar Cristo em nós. “Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;” Gálatas 4:19.



                  Ele veio para mudar nossa mente que possui imaginações terríveis contra a verdade. “E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.” Gênesis 6:5 e assim dá-nos a mente de Cristo. “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” 1 Coríntios 2:16

                   O que vemos em nossos púlpitos é tratarem o Espírito Santo como uma marionete ao serviço dos homens jogando-o de um lado para o outro “Receba !”, existem alguns se estrebuchando no chão em nome dEle. Correndo de um lado para o outro em nome dele. Imitando cachorro e presos em coleiras em nome dEle, outros uivando como lobos em nome dEle. Caindo no tal “poder” de Deus em nome dEle.

                   Eu não me importo que alguém caia no poder de Deus, desde que este “cair no poder de Deus” tenha gerado alguma mudança na vida desta pessoa (o que é para mim muito improvável). Se ele furtava, não pode furtar mais, se ele cobiçava, não pode cobiçar mais, se ele passava cheque sem fundo, não pode passar mais, se ele adulterava no coração, não pode adulterar mais e assim por diante. Pois a obra do Espírito Santo na vida de quem está cheio dEle é confrontada ao homem embriagado Ef.5.18. Todas as suas ações e emoções são dirigidas agora pelo Espírito Santo.
Infelizmente estamos reduzindo a obra do Espírito Santo a coisas como cai-cai, aviãozinho, rétété de Jeová, movimento disso e daquilo, sincretismo religioso, manifestações estranhas e por aí vai.


                  Sou pentecostal (acredito na descida do Espírito Santo no dia do Pentecoste como poder para pregar e anunciar o evangelho) desde nascimento, já vi muitas coisas e cometi muitos erros também, mas Deus usou de misericórdia em me conceder a graça de conhecê-lo na palavra como Ele deve ser conhecido por nós. Vale lembrar aqui que Deus não disse que o seu povo foi destruído porque lhe faltou rétété, culto disso ou daquilo, movimentos novos e teologias de curas e prosperidades, mas sim que lhes faltou conhecimento. “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Oséias 4:6



                   Ainda hoje se esquecem da lei de Deus (Palavra) e por isso são levados cativos por todos os ventos de doutrinas, que nada mais fazem do que submeter os mesmos à escravidão dos cultos das curas, bens, e histerias vazias sem transformação.
Alguns que ainda não conhecem a Deus e sua palavra defendem tais coisas baseados em “Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.2 Coríntios 3:17

                   De que liberdade Paulo está falando se não na liberdade com que Cristo nos libertou? Jo.8.32 É óbvio que Paulo não está defendendo está desordem no culto que acontece nos dias de hoje e sim está falando da liberdade que o Espírito Santo veio gerar em nós que é o poder contra o corpo desta morte.
Que tipo de culto e movimentos é esse que só nos levam em direção a satisfação da carne e suas realizações? O que diz a bíblia sobre isso? “Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.Romanos 8:5


                    Precisamos voltar a ser igreja e não um ajuntamento “gospel”, precisamos clamar por transformação e arrependimento do contrário o Espírito de Deus não está em nós.

“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.”1 Coríntios 2:12

“Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito.” Judas 1:16-19

                     Despertemos enquanto é tempo para a obra do Espírito Santo em nossos corações e fujamos do sentimento de celebridades, poderes, fama, sucesso. Pois quanto mais estivermos cheios de nós mesmos, mais vazios estaremos de Deus.
Deus nos desperte!



Pr. Neemias Fagundes

4 comentários:

  1. Excelente, isso é a resposta de Deus na minha vida!!!

    ResponderExcluir
  2. Isso é a resposta de Deus pra minha vida!!! Cantaram esta música pra minha família. E duvidaram do Espirito Santo estava comigo quando eu disse que isso era errado!!!

    ResponderExcluir
  3. Deus seja louvado pelo discernimento espiritual que tens, o que tem faltados em muitos cristãos hoje em dia.

    ResponderExcluir

Meus blogs prediletos

Loading...