domingo, 12 de fevereiro de 2012

Checape Geral


                               “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.” Sl.139.23


                                 Deus não precisa de tempo para nos conhecer. Ele conhece nosso ser melhor do que nós mesmos.
                         Ele nos testa para a fim de provar a nós mesmo, o que precisamos melhorar e nos fazer ciente que não estamos com essa bola toda. Tal como Pedro que lhe disse: “Vou contigo até a morte se for preciso”  

                        Deus conhece os nossos pensamentos. Podemos maquiar diante das pessoas o que somos, porém jamais teremos a mesma habilidade diante de Deus.
1-    Cuide bem dos seus pensamentos. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.” Pv.4.23
Se cuidássemos de nossos pensamentos como cuidamos de
nossa higiene bucal, do barulho do carro ou de nosso cabelo, com certeza teríamos menos problemas.

Tornamo-nos escravos de nossa mente em razões dos vícios de
maus pensamentos. Livres por fora porém prisioneiros por dentro. 

      Prisioneiros da mentira, da hipocrisia de nossas amizades, das nossas ambições por privilégios custem o que custar.

2-    Deus se importa com o que pensamos: Em Gênesis 6.5 “E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Em outro texto ele revela: “O Senhor conhece os pensamentos do homem, que são vaidade.” Sl.94.11
                     Deus tem a sua palavra como filtro de nossos pensamentos “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." Hebreus 4:12

Quando nos sentimos desconfortáveis diante dela, é a reação dos nossos pensamentos, que são vasculhados ou penetrados nos seus mais ocultos segredos. Está é a função da palavra, revelar os segredos do coração, trazê-los à tona e produzir arrependimento ao coração sincero na busca pelo perdão. Mc.4.22
 “Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto”
                  Deus se importa tanto com o que pensamos que um dia Jesus, que tem autoridade para na palavra revelar um tom mais profundo à reflexão em seu contexto disse aos que pensavam que apenas a prática do adultério era condenável. Reflita: “Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Mateus 5:27-28


Veja aqui que para Deus tanto o pensar como o praticar tem para ele o mesmo valor no ato condenatório. Não subestime a inteligência de Deus. Pecado é pecado. Ou você acredita e foge do erro, ou duvida e morra na imundícia dos seus pensamentos.

O QUE OCUPA A SUA MENTE? Quer um conselho par vencer as astutas ciladas do diabo: Sl.119.11 “ Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” É para esconder e não guardar, para que ninguém (inimigo) tome ela do seu coração. 

Quando abundamos o nosso coração com a palavra os nossos pensamentos serão livres para atuação do Espírito Santo. E nossas ações irão corroborar com o nosso espírito. Jesus disse: “Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 
Mateus 12:34

Deixe Cristo inundar o seu ser com a vida dEle. “Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” 1Co.2.16
             Saiba que os pensamentos de Deus na direção de sua vida farão de seus passos, passos de triunfos. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.Isaías 55:8

Que o Senhor faça de seus pensamentos os pensamentos dEle para louvor da sua glória.

Em Cristo



Pr. Neemias Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário