Translate

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Deus Presente. Parte 2


PARTE 2

43.2 “Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Estes versos relembram a Israel sua trajetória, e como Deus esteve sempre presente em suas vidas. O tema é: “SÓ DEU RESGATA ISRAEL!
Observe que Ele está trazendo a memória o que já foi feito a Israel e como  O Senhor esteve presente em cada circunstâncias.
Analise comigo: “Quando Passares pelas águas estarei contigo”. Aqui ele esta fazendo menção do Mar Vermelho, quando por meio sobrenatural o mar se abriu como dois grandes muros, fazendo caminho para Israel passar a pé enxuto.
“Então Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o SENHOR fez retirar o mar por um forte vento oriental toda aquela noite; e o mar tornou-se em seco, e as águas foram partidas. E os filhos de Israel entraram pelo meio do mar em seco; e as águas foram-lhes como muro à sua direita e à sua esquerda”.[i]

“e quando pelos rios, eles não te submergirão” Fazendo referencia ao Rio Jordão, onde as águas que desciam pararam num grande admirável muro e foram separadas das que seguiam permitindo mais uma vez Israel atravessar o rio a pés enxuto.
“Pararam-se as águas, que vinham de cima; levantaram-se num montão, mui longe da cidade de Adão, que está ao lado de Zaretã; e as que desciam ao mar das campinas, que é o Mar Salgado, foram de todo separadas; então passou o povo em frente de Jericó”.[ii]
“Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti” Fazendo menção ao deserto.
No deserto a temperatura durante dia pode chegar a 50º e a noite -5º. De dia o calor é intenso razão porque usam muitas roupas para se protegerem dos raios solares.
“E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite”.[iii]
Porém o que é lindo nesta história é que Deus durante o dia se apresenta como uma coluna de nuvem para guiá-los e também como sombra para protegê-los do sol. E durante a noite ele se apresenta como coluna de fogo, também para guiá-los mais ainda, para aquecê-los do frio intenso da noite.
Deus os protege do sol que eles vêem e do calor que eles sentem, isto fala do nosso mundo material que nos ataca constantemente,(dividas, doenças, inimigos, cansaços, etc.). Ele garante sua proteção, “pois a sombra do onipotente descansarás”[iv]
Ele também protege a Israel do frio que eles sentem, porém não vêem. Isto fala do mundo espiritual, que nós não vemos, porém sempre está nos atacando. (Angustias, vazios de existências, opressão e etc.) Porém ele nos garante que: Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia, Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.[v]
Sua presença conosco é a nossa garantia de vitória.  Ele nos garante com plena certeza que não acontecerá mal algum, por que Ele está conosco. Aleluias ao Senhor dos exércitos que não nos deixa só. Ele é o amigo certo quando todos se afastam.
Continuação parte 3 em breve.
Pr. Neemias Fagundes




[i]  Exodo 14.21-22
[ii]  Josué 3.16
[iii] Exodo 13.21
[iv] Salmos 91.1
[v] Salmos 91.5-6

Um comentário:

  1. Maravilha!
    essa palavra nos fortalece.
    que Deus continue te abençoando pr.

    ResponderExcluir

Meus blogs prediletos

Loading...