segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Profeta de Verdade é o pregador da Verdade.

Profeta é solitário. Profeta é estranho a muitos. Profeta não é muito convencional. Profeta é chamado muitas vezes para fazer o que os outros não ousariam. Profeta não é feito em série. Profeta é levantado sempre que a nação ou reino está no caos. Profeta aparece quando é necessário e sai de cena a seguir ou às vezes precisa se esconder. Profeta é odiado pelos poderosos, profeta quase não elogia, mas denuncia. Profeta não é aplaudido, mas perseguido. 

Quando não há profeta o reino sofre, na Bíblia temos um período de 400 anos sem profecia. Que tempo difícil! Deus não falava, Deus não se manifestava. Até que de repente aparece um homem estranho, no deserto vestido de pele de animais, comendo gafanhoto e bebendo mel silvestre. Um homem totalmente diferente dos métodos convencionais. Quem era ele? Um profeta! E mais, o maior dos profetas segundo o próprio Jesus (Lucas 7.28). Seu nome: João Batista.
Mesmo sendo ele de um comportamento estranho, a multidão não se conteve e foi ao deserto para ouvi-lo. Sua mensagem não foi como obter vitória, como ser bem sucedido, como ganhar uma carruagem nova, como ter a melhor casa. Não! Sua mensagem foi: "Arrependei-vos". Uma mensagem que queimaria a imagem de muitos pregadores atuais, uma mensagem que para estes "profetas" não daria "IBOPE". Não seria "ÉTICO" falar sobre isso pois não daria agenda.
Mas este é o profeta necessário para esta geração. Ele não espera tapinhas nas costas após a pregação, mas espera ter que sair escondido dentre a multidão, por causa do ódio dos lobos devoradores de ovelhas.
Profeta de verdade sente o coração de Deus. Sente a tristeza e reação de Deus diante do pecado. Ele não consegue sair de uma batalha dos púlpitos contra o pecado e sentar na roda dos escarnecedores para piadas e gracejos em uma mesa de jantar após o evento.
Ele prefere se retirar e ir para o deserto, ou para dentro de uma caverna. Sim, isso mesmo, ele talvez sentirá medo! Ficará em dúvida, questionará a Deus, talvez pedirá até a morte por causa deste chamado. Mas ser profeta é o chamado para a renuncia.
Ninguém o entende, ele é criticado por querer ser mais santo do que os outros. Ele usa discurso que para os lobos não "cola", não vai muito longe. Mas ele não para, até tenta ser diferente, até tenta mudar o seu discurso. Mas não consegue! Sabe por que? Porque ele é profeta da Verdade tal como Jeremias 20.9:
"Contudo, se eu disser: “Não o mencionarei nem mais falarei em seu nome!”, é como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!"
É como fogo dentro dele esta verdade! Ele vai, mesmo sabendo que sua cabeça será cortada, mas ele vai! E não teme os opositores. Sabe por que?
Porque profeta é pregador da Verdade.


Pr. Neemias Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário